Translate

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Circuito para reset HVSP para attiny


Tinha até desanimado em programar os ATTINY devido ao fato de bricarem muito fácil.

Recentemente, por acaso, estava passeando no http://www.pinterest.com/ e apareceu um circuito muito simples para reset de attiny por HVSP (High Voltage Serial Programming) utilizando um arduino como auxiliar. Fiz e deu certo de pri-me-i-ra.

Desta vez planejei mais e como levei um ano para me abastecer com algumas peças e ferramentas, foi muito mais eficiente montar o circuito (tenho que fazer um curso de eletrônica para entender um pouco).

O circuito e o programa encontram-se no site https://sites.google.com/site/wayneholder/attiny-fuse-reset, mas como de costume, deixarei links no gdrive:

O Sr. Wayne otimizou o código original, do Sr. Paul Willoughby do site http://www.rickety.us/2010/03/arduino-avr-high-voltage-serial-programmer/, fazendo-o detectar automaticamente o tipo de Attiny.


Desenhei o circuito no Fritzing:
Lembrando que a bateria de 9 volts é ilustrativa, pois o circuito exige 12 v para fazer o processo. Fiz o circuito para sobrar bastante espaço na placa padrão para ver se futuramente comporta um atmega328, dispensando o arduino. Caso verifique o esquema no fritzing, olhe cuidadosamente os componentes, pois há fios sobrepostos, escondendo a conexão real. Saliento somente um pequeno corte feito na raia da perna 3 do attiny, aproveitando para ganhar espaço na placa. O arquivo do fritzing está aqui.

Um outro detalhe é que compraram para mim um 2N3906 em vez do 2N3904. Ainda bem que pesquisei e para minha surpresa um é PNP e o outro NPN. Graças ao meu amigo 4 zóio (Edilson Souza), fiquei sabendo que tinha um equivalente BC54x e por acaso eu tinha um BC547, que usei e deu certo (consulte a equivalência no site http://www.electronica-pt.com/db/componentes.php?ref=2N3904 - me ajudou muito).





O código fonte do programa está aqui.
Rodou sem nenhuma modificação e sem acréscimos no Arduino IDE 0023.


Adicionado em 31/01/15

Algumas dicas para executar a operação:

Reforçando as instruções do site, conecte todos os fios e peças, e entre no Arduino IDE, selecionando Tools / Serial port correto e Tools / Serial Monitor. No Serial monitor, acertar a velocidade para 19200 baud.

Aperte o botão de reset do Arduino e em seguida digite qualquer caractere no Serial Monitor e clique em Send. A resposta deverá ser parecida com esta, em caso de sucesso:


Apareceram duas linhas, porque o apressado aqui mandou duas vezes, sem paciência para esperar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário